segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Brinquedoteca

BRINQUEDOTECA

HISTÓRICO

A Brinquedoteca é uma instituição que nasceu neste século para garantir a criança um espaço para brincar.
É um espaço caracterizado por um conjunto de brinquedos, jogos e brincadeiras.

A primeira Brinquedoteca nasceu em 1934 na cidade de Los Angeles, nos EUA.
O dono de uma loja de brinquedos queixou-se ao diretor de uma escola municipal de que as crianças estavam roubando brinquedos e o diretor chegou à conclusão que isto estava acontecendo porque as crianças não tinham com o que brincar. Iniciou-se então, um serviço de empréstimo de brinquedos para tentar resolver esta situação.

-A expansão das Brinquedotecas, se deu realmente na década de 60.

-Em 1963, na Suécia, duas professoras mães de crianças excepcionais criam a Ludoteca, para atender crianças portadoras de necessidades especiais.

-Em 1967, surge na Inglaterra Toy Libraries (Biblioteca de brinquedos). Era um lugar onde as crianças podiam escolher os seus brinquedos para levar para casa.
No mesmo ano é implantada na APAE, uma Ludoteca.

-Em 1976, é realizado em Londres o 1o. Congresso Internacional sobre Brinquedotecas. O trabalho que era para empréstimo, foi se ampliando.




NO BRASIL:

-Em 1928, em Pernambuco, tem-se notícia de um diretor José Ribeiro Escobar que adotou em sua escola o brinquedo como suporte pedagógico.

-Em 1971, em São Paulo, a APAE realizou uma grande exposição de brinquedos pedagógicos com o objetivo de mostrar aos pais dos excepcionais e profissionais, o que havia a disposição no mercado.
O interesse despertado pela exposição fez com que fosse transformada em um “Setor de Recursos Pedagógicos”, dentro da APAE.

-Em 1974, acontece o Congresso de Pediatria no Anhembi, a discussão sobre o brincar e sobre as brinquedotecas se amplia, por relacionar a brincadeira à saúde da criança.

-Em 1981, é criada a primeira Brinquedoteca Brasileira na Escola  Indianópolis em São Paulo, com objetivos diferenciados e com características relacionadas às crianças brasileiras, mantendo um setor de empréstimos, atendendo diretamente a criança. Daí por diante as Brinquedotecas foram surgindo por todos os lados.

-Em 1985, criada a Associação Brasileira de Brinquedotecas. Até 1995, registrava-se 180 brinquedotecas de vários tipos e funções no Brasil. Há ainda duas associações no Brasil que é a gaúcha e a de Brasília. Estas funcionam como suporte e fiscalização de Brinquedotecas a partir de sua criação.
No mesmo ano, é inaugurada a Brinquedoteca da Faculdade de Educação da USP, que contribui para o reconhecimento do brinquedo no desenvolvimento infantil.


TIPOS DE BRINQUEDOTECA



As Brinquedotecas classificam-se em função de diferentes fatores, entre eles, a situação geográfica, as tradições e as culturas de cada povo, o sistema educacional, os materiais e espaços disponíveis, os valores e as crenças e os serviços prestados; entretanto, independente de cada tipo, é sempre preservado o aspecto lúdico como fator primordial que assegura o direito da criança de brincar.
Os tipos mais comuns são as Brinquedotecas:

-         escolas: geralmente são as escolas que trabalham com Educação Infantil e procuram suprir as necessidades de materiais para o desenvolvimento da aprendizagem. Caracterizam-se pela montagem de um acervo, sendo utilizada a própria sala de aula como espaço para brincar. Logo após a utilização, os brinquedos retornam à sala do acervo. Sua dinâmica é semelhante à da Biblioteca;
-         de bairro: montadas com a participação da comunidade e de associações, sendo freqüentadas pelas crianças da comunidade;
-         de hospitais ou clínicas: este tipo  colabora no tratamento de crianças com problemas, para amenizar traumas da internação ou como terapia;
-         de universidades: montadas por profissionais de educação, com a finalidade principal de pesquisa e formação de recursos humanos;
-         circulantes: também chamadas de ambulantes, móveis, itinerantes. Este tipo pode ser adaptado a um ônibus ou instalado dentro de um circo. A finalidade é levar a Brinquedoteca a diferentes lugares;
-         biblioteca: funciona somente como setor de empréstimo;
-         rodízio: não tem lugar definido, um grupo de criança troca brinquedos sob forma de rodízio, levando para casa o brinquedo por empréstimo por um tempo determinado; um novo encontro é marcado e os brinquedos são novamente trocados; e
-         temporárias: são montadas em locais onde acontecem grandes eventos, para oferecer um espaço para a criança, enquanto os pais participam da programação.

Além desses tipos existe ainda Brinquedotecas em condomínios, hotéis, presídios e clubes.
         Dependendo de cada tipo de Brinquedoteca varia também sua função, sendo as mais marcantes as funções de ensino, pesquisa, lazer e terapêutica. Cada instituição pode ter uma Brinquedoteca com uma ou mais dessas finalidades.



OBJETIVOS DA BRINQUEDOTECA




-         Estimular o desenvolvimento da criança.
-         Valorizar o brinquedo e as atividades lúdicas e criativas.
-         Possibilitar o acesso à variedade de brinquedos.
-         Criar espaços de convivência para propiciar interações espontâneas.
-         Desvincular o valor lúdico do brinquedo do seu valor monetário.
-         Orientar profissionais quanto às necessidades psicopedagógicas da criança.



**** Na verdade, cada nova Brinquedoteca que é aberta representa um espaço a mais para o crescimento não só das crianças beneficiadas, mas especialmente, dos adultos que a elas se dedicam.







REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


SANTOS, Santa Marli Pires dos. Brinquedoteca: Sucata vira brinquedo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

Nenhum comentário:

Postar um comentário